Paulo Solmucci Jr., Presidente-executivo Abrasel

Percival Maricato, Advogado e presidente da Abrasel em São Paulo

A regulamentação da gorjeta, sancionada pelo presidente Michel Temer, no dia 13 de março, foi uma conquista histórica para bares e restaurantes e fruto de árdua batalha liderada há décadas pela Abrasel. A sua forma de implantação e o processo de transição, porém, são motivos de atenção aos empresários do setor. É exatamente este o tema a ser abordado em um painel no 29º Congresso Nacional Abrasel com a participação de duas das maiores lideranças empresariais do setor: Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel e Percival Maricato, advogado e presidente da Abrasel em São Paulo. O painel acontece às 16h45 do dia 16 de agosto, no Centro Universitário IESB, em Brasília, e é assunto imperdível para as lideranças do setor de alimentação fora do lar.  O painel será mediado por Célio Salles, franqueado Bob’s.

A Abrasel, juntamente com a Fispal Food Service, já mostrou em sua última Análise de Conjuntura Econômica do Setor AFL que a aprovação da regulamentação da lei da gorjeta deve causar impactos no setor, em especial em relação à diminuição do número de reclamações trabalhistas. Segundo Paulo Solmucci, a falta de regras claras sobre a gorjeta era a principal origem de conflitos entre trabalhadores e empresários. “Esperamos que com a lei essa relação fique mais equilibrada e o empreender no setor, mais seguro”, destacou à imprensa, durante a divulgação da análise.

Já para Percival Maricato, advogado e presidente da Abrasel em São Paulo, a medida traz mais harmonia ao setor. “O cliente também ficará mais tranquilo, por saber que a gorjeta vai beneficiar o trabalhador”, completa.

Além do empresário, o trabalhador também será beneficiado, pois o valor da gorjeta passa a constar na carteira de trabalho e auxiliará na aposentadoria, na hora de financiar um apartamento ou um carro, por exemplo. O texto estabelece também que a gorjeta não é receita própria dos empregadores; destina-se aos trabalhadores e será distribuída integralmente a eles, segundo critérios de custeio e rateio definidos em convenção ou acordo coletivo de trabalho.  Especialista no assunto, Percival Maricato irá responder dúvidas dos participantes do Congresso Abrasel sobre as convenções, os acordos coletivos, os critérios de rateio e os percentuais de retenção para que todos estes ajustes sejam feitos de forma mais clara possível.

O 29º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel, Prazeres da Mesa e Centro Universitário IESB. Tem o patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sebrae, Sodexo e Souza Cruz. Tem parceria com a Vinum Brasilis e parceira de mídia com Correio Braziliense, Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes, além do apoio da Fispal Food Service.

No painel, o objetivo é esclarecer os pontos mais polêmicos da nova lei, uma oportunidade única de estar frente a frente com duas feras do tema!

Para conferir de perto as valiosas dicas de Paulo Solmucci e Percival Maricato, inscreva-se no 29º Congresso Nacional Abrasel / Mesa ao Vivo Brasília!

Serviço

Palestra

Fórum 29º Congresso Nacional Abrasel
16 e 17 de agosto - IESB – Campus Edson Machado

Quando? Dia 16 de Agosto, das 16h45 às 17h45
Onde? No Grande Auditório do IESB.