Alberto Weisser, diretor de estabelecimentos e consumidores da Sodexo Benefícios e Incentivos, falou sobre as vantagens da tecnologia, quando bem utilizada, para o setor de AFL. Foto: Bruna Angert - Aluna de Fotografia do IESB

O CEO da MarketUp, Carlos Azevedo, ressaltou a importância da inteligência artificial para os negócios. Foto: Marcos César de Souza - Aluno de fotografia do IESB

anacleviasebrae.jpg

A gerente adjunta da UACS Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro, moderou o painel. Foto: José Filho

Alberto Weisser (Sodexo) e Carlos Azevedo (MarketUp) mostram importância de saber utilizar a tecnologia para fidelizar clientes no setor de alimentação

*Por Adrian Alencar, estudante de Jornalismo do IESB

O futuro é aqui e agora. Este foi o tema do primeiro painel do 29º Congresso da Abrasel, que acontece em 16 e 17 de agosto no campus Sul do IESB, em Brasília. O objetivo da discussão foi analisar tendências globais e impactos da transformação digital no negócio de restaurantes e alimentação fora do lar no Brasil. Com mediação de Ana Clévia Guerreiro, gerente adjunta da UACS Sebrae Nacional, o painel contou com a participação de Alberto Weisser, diretor de Estabelecimentos e Consumidores da Sodexo Benefícios e Incentivos, e de Carlos Azevedo, CEO da MarketUp.

Weisser enfatizou as vantagens da tecnologia, quando bem utilizada, para o setor de bares e restaurantes. Segundo ele, é preciso sempre levar em conta as necessidades do público, especialmente quando o uso do mundo digital varia de acordo com a faixa etária do cliente. “Eu preciso adaptar minha oferta de acordo com a necessidade do meu consumidor”, alertou. Como exemplo positivo, Alberto Weisser citou os aplicativos de celular, que têm grande aceitação e facilitam o relacionamento empresa-cliente.

O representante da Sodexo Benefícios ainda destacou a necessidade de ser transparente na relação com os consumidores. Um ponto importante é assegurar feedback constante. Para Alberto Weisser, a transparência deve ser seguida pelos restaurantes para que o cliente tenha maior confiança na empresa, gerando fidelização.

Já Carlos Azevedo, CEO da MarketUp, destacou o progressivo crescimento da tecnologia, especialmente no século XXI. Uma nova tendência é a inteligência artificial, que tem de ser usada a favor dos negócios. “No dia a dia a gente cada vez mais vai ver a inteligência artificial e começar a tomar decisões baseadas no que a inteligência artificial vai nos dizer”, observou.

Azevedo detalhou as novidades em áreas como energia solar, motores elétricos e combustíveis menos poluentes. Para ele, as empresas devem pesquisar opções mais viáveis e rentáveis para operar. O CEO da MarketUp ainda constatou que a geração atual é mais desapegada em relação a bens como carro e casa. Por outro lado, os jovens estão abertos à colaboração entre grupos, o que abre possibilidades para negócios como Uber (transporte) e Airbnb (hospedagem). Neste cenário surge o MarketUp, aplicativo gratuito para automação na área de bares e restaurantes.

Conectando pessoas

O Congresso da Abrasel é o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil e prossegue até o dia 17, no campus sul do IESB, em Brasília. A edição de número 29 tem como tema Conectar Pessoas, Saberes e Iniciativas. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira (15), no Hotel Royal Tulip Alvorada - recorde aqui. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pela revista Prazeres da Mesa, com patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sodexo e Souza Cruz. Conta também com a parceria da Vinum Brasilis, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal. A cobertura completa está no site do evento, com fotos e textos, confira!