Janete Vaz, sócia-propietária e diretora-executiva Grupo Sabin

Uma das empreendedoras de maior sucesso do país, a sócia-proprietária e diretora-executiva do Grupo Sabin, Janete Vaz, sobe ao Palco do 29º Congresso Abrasel, às 15h15 do dia 16 de agosto, em Brasília, para passar aos congressistas a sua receita de sucesso: a liderança como ferramenta de produtividade.

Nascida em Anápolis, no interior de Goiás, Janete Vaz é farmacêutica, bioquímica e possui MBA em gestão empresarial. Há 32 anos, fundou com sua amiga e sócia, Sandra Costa, o Laboratório Sabin de Análises Clínicas, que hoje possui mais de 200 unidades de atendimento espalhados em 11 estados brasileiros. O Sabin é reconhecido primordialmente pela qualidade de sua gestão empresarial e gestão de pessoas, temas que estarão presentes na palestra de Janete Vaz.

Para ela, uma série de fatores separa um mero empresário de um líder; intuição, empatia, vontade, visão de futuro, ousadia, conhecimento de seu setor. Em entrevista a revista Poder, Janete disse que não há uma fórmula única a ser seguida, mas a partir de sua própria experiência como empresária, pode dar boas dicas de como chegar lá. Talvez a palavra-chave que mais se aproxime da receita de sucesso é gestão de pessoas. E disso Janete Vaz entende.

Criando lideranças

Em outubro do ano passado, a revista Valor Carreira, do jornal Valor Econômico, elegeu o Sabin pela segunda vez a “melhor empresa na gestão de pessoas”. Seria incorreto dizer que Janete, hoje com uma cadeira no conselho de administração da empresa, tenha ficado surpresa com a deferência. O Sabin tem um programa de participação nos lucros e resultados que vale para todos os funcionários das unidades de Brasília, Uberlândia, Manaus e Barreiras, na Bahia. Outras cidades vão entrando no programa assim que o investimento na aquisição das unidades é recuperado.

Entender as demandas dos funcionários é fundamental no Sabin, que coleciona alguns números peculiares. Há ainda subsídios de até 80% em cursos de graduação e de pós-graduação para os colaboradores. Por fim, não há ninguém fora do regime CLT e, depois de 90 dias na empresa, qualquer um pode usar uma ferramenta interna para fazer uma simulação de crescimento na carreira. Segundo dados do Sabin, hoje, 99% dos postos de liderança são ocupados por gente formada lá dentro. Com tudo isso, soam naturais certos indicadores muito positivos que a empresa ostenta. Entre eles, a rotatividade de 7%, bem abaixo da média do setor – que é de 30%, segundo Janete.

Lá, a média etária é baixa, de 31 anos, e a proporção de mulheres, muito alta: 73%. “As mulheres veem a floresta, enxergam tudo ao mesmo tempo, enquanto os homens são mais direcionados, enxergam a árvore”, disse Janete em entrevista a Poder.

Apesar do predomínio feminino, mais de duas mulheres para cada homem, Janete diz que não há opinião de gênero assumida antecipadamente no Sabin. “Questões de gênero não contam, mas, sim, a competência. Deve ser assim em todos os lugares”. As mulheres ocupam 70% dos postos de liderança da empresa, espelhando a distribuição feminina entre todos os funcionários. Além disso, no Congresso Abrasel, Janete Vaz também trará dicas de como, a partir da produtividade, aumentar o faturamento das organizações. Palestra imperdível!

O 29º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel, Prazeres da Mesa e Centro Universitário IESB. Tem o patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sebrae, Sodexo e Souza Cruz. Tem parceria com a Vinum Brasilis e parceira de mídia com Correio Braziliense, Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes, além do apoio da Fispal Food Service.

Para conferir de perto as valiosas dicas de Janete Vaz, inscreva-se no 29º Congresso Nacional Abrasel / Mesa ao Vivo Brasília!

Serviço

Palestra

Fórum 29º Congresso Nacional Abrasel
16 e 17 de agosto - IESB – Campus Edson Machado

Quando? Dia 17 de Agosto, das 15h15 às 16h15
Onde? No Grande Auditório do IESB.