palestrajucelino_foto-eduardoaugusto.jpg

O empresário Edrey Momo - 1900 Pizzeria, Tasca da Esquina, Padaria da Esquina, Taberna da Esquina - se apresenta no Congresso Nacional Abrasel e Mesa ao Vivo Brasília. Foto: Eduardo Augusto (Aluno de Fotografia do IESB)

Edrey Momo é um empreendedor inveterado. Proprietário da 1900 Pizzeria e sócios da Taberna da Esquina, Tasca da Esquina e Padaria da Esquina, ele brinca que hoje está proibido de abrir sociedades. Nesta quinta-feira (16), ele subiu ao palco do Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília para contar o que aprendeu com seus fracassos profissionais e como soube absorver erros e colher frutos com o sucesso de suas empreitadas.

Sua trajetória no setor de alimentação fora do lar começou por acaso. Em 1983, seu pai, músico profissional, decidiu abrir uma pizzaria em um casarão do início do século passado, daí o nome do estabelecimento. “Meu pai não sabia nada de pizzaria”, contou. Na inauguração do estabelecimento, Edrey lembra que teve que correr à papelaria porque a família havia esquecido de comprar papel para que o garçom anotasse os pedidos dos clientes. O pai encerrou o expediente mais cedo porque a farinha tinha acabado. “Éramos muito amadores. Brinco que se tivesse redes sociais na época, não iriamos pra frente”.

35 anos depois, a rede tem oito unidades em São Paulo, 350 colaboradores e produz quase 40 mil pizzas por mês. “Meu segredo é saber colocar as pessoas certas no lugar certo”, disse. Aos empresários que estavam na plateia, ele provocou diversas reflexões. “Temos que saber o quanto vale a pena crescer, porque no nosso setor, o segundo passo é tão difícil quanto o primeiro. Aprendam com os seus negócios, deixem eles redondos porque se não fizer a conta, a conta não fecha”, provocou.

Para concluir, o empresário deu uma dica para quem quiser empreender no setor. “Se você não gosta de servir, saia da área já. Ou melhor, nem entra. Serviço é a nossa obrigação, e ponto final”.

Sobre o evento

O Congresso da Abrasel é o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil e prossegue até o dia 16, no campus sul do IESB, em Brasília. A 30ª edição tem como tema Brasil Novo: simples para empreender. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira (14), no Centro de Convenções do Hotel Brasil 21. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pelo grupo Mundo Mesa | Prazeres da Mesa, com patrocínio da Alelo, Ambev, Cielo, Coca-Cola, Ecolab, Philip Morris Brasil, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. Conta também com a parceria da UNECS, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal, Pitu e Senac.