Fernando Yamada
Presidente da ABRAS

O paraense Fernando Yamada, filho de imigrantes japoneses, é presidente do Grupo Y.Yamada, a maior rede de varejo da Amazônia e 14ª maior rede supermercadista do País (pesquisa Ranking ABRAS 2014). Engenheiro civil, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas, Fernando comanda com sua família a empresa fundada por seus avós Yoshio e Aki Yamada e presidida por seu pai Junichiro.
Na ABRAS, exerceu a vice-presidência desde 2000 até 2012, quando foi eleito por unanimidade presidente da entidade para o biênio 2013-2014. Pelos resultados de excelência na sua gestão, com a implantação do Plano ABRAS MAIOR, Fernando Yamada foi reeleito também por unanimidade em 2014, assumindo a presidência da ABRAS para o biênio 2015/2016.
Com longo trabalho voltado ao associativismo, Yamada foi presidente da Associação Paraense de Supermercados (ASPAS) de 1995 a 2002 e de 2006 a 2012. À frente da entidade criou, no seu primeiro mandato, a SuperNorte. Em 15 anos, a convenção supermercadista evoluiu e se tornou o maior evento empresarial da Amazônia. Hoje Yamada é também vice-presidente da ASPAS.
Yamada mantém grande atuação no Pará, onde foi secretário de Estado, de 1990 a 1991, comandando a Secretaria da Indústria Comércio e Mineração do Estado do Pará (Seicom). Atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PA; presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Pará; diretor do Sindicato do Comércio de Supermercados do Estado do Pará (Sindespa) e membro do Conselho Fiscal da Assembleia Paraense.
Fernando Yamada também tem representatividade internacional. Foi homenageado em 2009 pelo presidente do Senado Japonês, senador Satsuki Eda. Em 2010, recebeu o diploma de Honra ao Mérito concedido pelo cônsul-geral do Japão, Hyozo Myoi, entre diversas outras honrarias.

 

Fala sobre:

"Brasil empreendedor"

A coalização de lideranças da UNECS, formada pelas principais entidades do setor do país se reúne para debater os caminhos e as estratégias que estão desenvolvendo para um Brasil melhor, com foco na melhoria do ambiente de negócios e na simplificação da vida brasileira.

Quando?

Dia 17 de Agosto, das 11h15 ás 12h45.

Onde?

No Grande Auditório do IESB.