Delfino Golfeto - Oficial.jpg

Delfino Golfeto
Cachaçaria Água Doce

O empresário Delfino Golfeto se apresenta no 30º Congresso Abrasel / Mesa ao Vivo Brasília no dia 15 de agosto

De um pequeno estabelecimento na garagem de uma casa no interior de São Paulo para o comando de mais de 80 unidades de restaurantes, a trajetória do empresário Delfino Golfeto é repleta de sucesso. Tanto que a Rede Água Doce – Sabores do Brasil é hoje uma referência nacional em franquias. No dia 15 de agosto, ele se apresenta no 30º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília para dividir com o público a sua história e compartilhar experiências sobre gestão de negócios e pessoas. 

Num momento em que a retração econômica vivida pelo País afetou diversos bares e restaurantes, Delfino soube provar que é na crise que surgem as chances que fazem a diferença entre crescer ou se estagnar. Até o fim deste ano, a Água Doce – Sabores do Brasil espera abrir mais 10 unidades, dessa vez em versões compactadas, de doze a trinta metros quadrados, ideais para shopping centers e centros comerciais. A estratégia, segundo o empresário, é “dançar de acordo com a música, enxergando oportunidades”.

 

Para isso, a rede investe também na capacitação da equipe, que soma mais de mil pessoas. Desde 2015, os funcionários têm acesso a diversos treinamentos em uma plataforma online de ensino própria da marca: a Uni Água Doce. A ideia é que todos os envolvidos no dia-a-dia dos restaurantes possam acessar essa fonte de conhecimento, que recicla os treinamentos anteriores e traz novos conteúdos preparados para cada área, inclusive para os empresários franqueados. Segundo ele, o método de ensino à distância é mais barato e prático.

“É preciso cuidar também de nosso ‘cliente interno’, capacitá-lo, olhar no olho e entender quais são as suas potencialidades”, diz Delfino, que define a humildade como a palavra-chave de sua gestão. “Quando não sabe, pergunta pra quem sabe. Costumo brincar que um empresário tem que entender de tudo, mas mais ainda de pessoas”, completa.

Para checar se os treinamentos estão funcionando na prática e motivar o aumento de vendas foi implementado o programa Aumento do Ticket Médio (Atim), que premia garçons que apresentem condutas de atendimento e vendas dentro dos padrões ensinados pela rede. O Atim funciona em ciclos, nos quais a franqueadora sinaliza às unidades quais produtos devem ser oferecidos e priorizados. 

Outra atenção especial de Delfino é reservada aos franqueados. “É preciso uma pesquisa para entender a fundo o perfil do empresário. Saber se eles vão seguir esse amor pelo negócio, se vão tolerar a noite. É como sempre digo: sem tesão não há solução”. O reconhecimento por toda essa estratégia tem rendido bons frutos. A rede vem conquistando vários prêmios ao longo dos anos, dentre eles o Destaque Franchising (2010) e Franqueador do Ano (2013), concedidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

“É importante salientar aos empresários que estarão presentes no Congresso Abrasel que a minha palestra não apenas a de um empreendedor que tem como missão enaltecer a cachaça brasileira. É também sobre a persistência de um sonho, de um menino que começou trabalhando como boia-fria e passava os dias olhando da rua os restaurantes, se imaginando estar sentado lá um dia, mesmo sem entender pra quê servia aquele tanto de talheres. A minha história é, mais que tudo, sobre superação”, finaliza.

O 30º Congresso Nacional Abrasel e Mesa ao Vivo Brasília é uma realização da Abrasel em parceria com o Mundo Mesa| Prazeres da Mesa e o Centro Universitário IESB. Os patrocínios são da Alelo, Ambev, Cielo, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Philip Morris Brasil, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. Os apoiadores são Fispal Food Service, Pitú e Senac. O jornal Correio Braziliense e as revistas Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes são os parceiros de mídia. O evento tem ainda a parceria com a Unecs. Confira a programação completa em www.congressoabrasel.com.br

Para garantir seu lugar na palestra de Delfino Golfeto no Congresso Abrasel e Mesa ao Vivo Brasília,clique aqui. Os associados Abrasel têm 50% de desconto nas inscrições com o código SOUABRASEL2018. O evento acontece nos dias 15 e 16 de agosto, no Centro Universitário IESB – Asa Sul.

Palestra

Quando? Dia 16 de Agosto, das 10h às 11h
Onde? No Grande Auditório do IESB

Serviço

Fórum 30º Congresso Nacional Abrasel
15 e 16 de agosto | IESB – Campus Edson Machado