iesb_abrasel2017_painel13_CaioMarins_dia02_20170816_ (3 de 6).jpg

Sebastian Parasole, chef e coordenador geral do curso de Gastronomia do IESB, falou sobre a sua experiência em trabalhar com a gastronomia para promover a inclusão social. Foto: Caio Marins - Aluno de Fotografia do IESB

Sebastian Parasole detalha projeto social que melhora alimentação nas escolas públicas

*Por Letícia Amaral, estudante de Jornalismo do IESB

O coordenador do curso de Gastronomia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), Sebastian Parasole, mostrou aos participantes do 29º Congresso Abrasel, realizado na capital do Brasil, como pôr uma pitada de transformação social no meio gastronômico. Nesta quinta-feira (17), ele apresentou a palestra "Por que Investir em Inclusão Social é um Bom Negócio?", na qual apresentou o projeto Bondoneón.

Nascido em Chacabuco, na Argentina, formado pelo Instituto Argentino de Gastronomia, Sebastian chegou ao Brasil em 2007 para ser assessor de coordenação do curso de Gastronomia do IESB e hoje está à frente da graduação do Centro Universitário, um dos principais do Brasil.

O Bandoneón, que dá nome ao projeto social desenvolvido por ele com apoio do IESB e da Secretaria de Educação do Distrito Federal, é uma sanfona, o principal instrumento do Tango. A iniciativa começou há um semestre e leva um triciclo de comida de rua, sustentável, criado para alimentação escolar, a colégios públicos, ONGs e centros comunitários do Distrito Federal.

Cada visita dura cerca de quatro horas, quando Sebastian, inicialmente, trabalha com as pessoas encarregadas de preparar os alimentos das crianças. Faltando 20 minutos para servir a comida, entram dez crianças na cozinha para ajudar a montar os pratos. Todo o processo envolve uma grande troca de experiência entre os participantes. “Tudo que eu sei, eu quero passar para elas, e tudo que elas sabem, eu quero que elas me contem”, comentou.

Em apenas um semestre, já foram beneficiadas mais de 800 pessoas, entre estudantes e adultos. Há uma lista com 600 entidades escolares e sociais que podem ser beneficiadas. “São pessoas com potenciais esquecidos, formação de habilidades, profissionalizar, agora existo”. Sebastian Parasole diz que o amor é o resultado do Bandoneón: “Sou feliz, agora sou mais feliz!”.

Congresso Nacional Abrasel

O Congresso da Abrasel, o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil, começou em 15 de agosto e termina na noite desta quinta (17). A edição de número 29 tem como tema Conectar Pessoas, Saberes e Iniciativas. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pela revista Prazeres da Mesa, com patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sodexo e Souza Cruz. Conta também com a parceria da Vinum Brasilis, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal.