iesb_abrasel2017_ultimapalestra_MarcosCesar_dia02_20170816_.jpg

Os professores do IESB, Thiago Nascimento e Breno Castro, falaram sobre empreendedorismo e inovação em serviços de gastronomia na palestra que fechou a programação do 29º Congresso Nacional Abrasel. Foto: Marcos Cesár de Souza - Aluno de Fotografia do IESB

Coordenadores de curso de mestrado do IESB dão dicas para empreender no ramo de alimentação fora do lar

*Por Nadine Oliveira, estudante de Jornalismo do IESB

Os professores do IESB Thiago Nascimento, coordenador do mestrado em Gestão Estratégica, e Breno Castro, coordenador de pesquisa no mestrado em Gestão Estratégica, fecharam nesta quinta-feira (17) a programação de palestras do 29º Congresso Abrasel, em Brasília. Eles debateram o tema Empreendedorismo e Inovação em Serviços de Gastronomia.

Os docentes definiram inovação como produzir algo que consiga se distinguir dos demais, mostrando beneficio além do financeiro, o que leva em conta questões sociais e morais, por exemplo. Para ser verdadeiramente inovador, observou Thiago Nascimento, competência é essencial.

Para fazer diferente é preciso categorizar o que influência na inovação: cultura, estética, tecnologia, produto, serviço, gestão e criatividade. Dentre estas categorias, Breno Castro ressaltou a gestão como essencial para gerar inovação na área gastronômica. “Posso ser um ótimo cozinheiro, mas se eu não entendo o macro, eu falho”, alertou, chamando ainda a atenção para a necessidade de atitude positiva diante da autoaprendizagem.

Congresso Nacional Abrasel

O Congresso da Abrasel, o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil, começou em 15 de agosto e termina na noite desta quinta (17). A edição de número 29 tem como tema Conectar Pessoas, Saberes e Iniciativas. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pela revista Prazeres da Mesa, com patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sodexo e Souza Cruz. Conta também com a parceria da Vinum Brasilis, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal.