percivalepaulinho.jpg

Paulo Solmucci e Percival Maricato esclareceram as dúvidas dos participantes sobre o que muda com a regulamentação da gorjeta. Foto: José Filho

Painel apresenta propostas e sugestões a respeito das gratificações dadas pelos clientes aos funcionários


*Por Mateus Rosa, estudante de Jornalismo do IESB

O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, e o advogado e presidente da Abrasel em São Paulo, Percival Maricato, participaram nesta quarta-feira (16) do painel Gorjeta: sua Implantação e o Processo de Transição. A conversa fez parte da programação do 29º Congresso da Abrasel, no Centro Universitário IESB, em Brasília. A intenção foi esclarecer dúvidas sobre a nova legislação sobre o tema, que prevê, por exemplo, a retenção de parte da gorjeta pela empresa para pagamento dos tributos previdenciários, trabalhistas e sociais. A medida gera desafios como a instalação de softwares específicos nos restaurantes.

Solmucci constatou a necessidade de empreendedores e trabalhadores se adaptarem às alterações feitas nas leis que regem as relações de trabalho. “Esse período de transição pode ser fastidioso, mas estamos com grande avanço”, opinou. Para Percilval Maricato, também sócio da Maricato Advogados, há três definições para a gorjeta: espontânea, sugerida e “obrigatória” (quando o estabelecimento já agrega 10% no valor final da conta). “Seja transparente! Faça tudo com provas”, aconselhou. Para quem ainda desconfia das mudanças, ele prevê: “Terão benefícios a curto e longo prazo”.

Paulo Solmucci e Percival Maricato sugerem, no caso da gorjeta espontânea definida pelo cliente, a centralização dos valores e posterior divisão em assembleia com funcionários. Maricato observou que os empresários precisam ter em mente que em período de economia em baixa é preciso ter cuidado para não reprimir os clientes com a questão da gorjeta. Por fim, Solmucci alertou que a gorjeta não pode ser considerada um prêmio para o funcionário. “Prêmio é premiar, seja com abonos ou demais gratificações”, concluiu.

Conectando pessoas

O Congresso da Abrasel é o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil e prossegue até o dia 17, no campus sul do IESB, em Brasília. A edição de número 29 tem como tema Conectar Pessoas, Saberes e Iniciativas. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira (15), no Hotel Royal Tulip Alvorada - recorde aqui. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pela revista Prazeres da Mesa, com patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sodexo e Souza Cruz. Conta também com a parceria da Vinum Brasilis, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal.