iesb_abrasel2017_painel11_matheusalbanez_dia02_20170816_-9470.jpg

O empresário Facundo Guerra enfatizou a conexão com a cidade em sua palestra no 29º Congresso Nacional Abrasel. Foto: Matheus Albanez - Aluno de Fotografia do IESB

Facundo Guerra, do Grupo Vegas, destaca importância de criar vínculo por meio dos produtos oferecidos

*Por Mateus Rosa, estudante de Jornalismo do IESB

“Falar do meu trabalho e não falar de São Paulo é impossível”. Com estas palavras o argentino Facundo Guerra resumiu seu amor pela capital paulista, onde é dono de vários estabelecimentos, como o Riviera Bar e Restaurante e a casa de show Club Yacht. Natural de Córdoba e radicado no Brasil, Guerra é formado em Engenharia de Alimentos, mas diz não exercer a profissão. Ele proferiu a palestra Negócios em Série, Inovação e a Conexão com a Cidade, nesta quinta-feira (17), no 29º Congresso da Abrasel, no Centro Universitário IESB.

O amor por São Paulo permitiu a Guerra conectar o meio onde vive com o trabalho e, anos depois de ficar no prejuízo em um negócio mal sucedido no ramo da moda, Facundo Guerra deu certo na gastronomia e no entretenimento. Com o fracasso, diz que aprendeu a humildade: “Nós, que somos empresários e empreendedores, temos que compreender que o mundo não gira no nosso umbigo”.

Facundo Guerra avalia que o produto vendido precisa conter uma narrativa do local onde ele está, para oferecer ao cliente uma experiência além do mero preço. O consumidor, explicou, não toma um drink porque custa R$ 32, mas bebe um bom drink que contenha a qualidade e a narrativa do local ao custo de R$ 32.

Em outubro, Guerra lança o livro Empreendedorismo para Subversivos, no qual orienta a tomar decisões por meio do raciocínio e não da emoção. Ele descarta a ideia de que basta desejar algo para obtê-lo. “Se você se esforçar bastante você tem isso e aquilo, isto é uma mentira!”, completou.

Congresso Nacional Abrasel

O Congresso da Abrasel, o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil, começou em 15 de agosto e termina na noite desta quinta (17). A edição de número 29 tem como tema Conectar Pessoas, Saberes e Iniciativas. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pela revista Prazeres da Mesa, com patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sodexo e Souza Cruz. Conta também com a parceria da Vinum Brasilis, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal.