Facundo Guerra, CEO Grupo Vegas (Lions, Cine Joia, Yatch, Riviera Bar, PanAm Club, Z Carniceria,Mirante 9 de Julho e a sala Drive-In no Caixa Belas Artes)

Nascido em Córdoba e radicado no Brasil desde 1976, o CEO do Grupo Vegas, Facundo Guerra, é considerado hoje o maior nome do entretenimento paulistano. Ele sobe ao palco do Centro Universitário IESB, no 29º Congresso Nacional Abrasel, em Brasília, no dia 17 de agosto, às 15h15, para falar aos participantes do evento sobre negócios em série, inovação e a conexão com a cidade.

O empresário iniciou a aventura na noite de São Paulo em 2005, com a abertura do Clube Vegas. Atualmente, seu grupo mantém oito espaços na cidade, com atrações para todos os horários e gostos: Lions, Cine Joia, Yatch, Riviera Bar, PanAm Club, Z Carniceria e, mais recentemente, Mirante 9 de Julho e a sala Drive-In, no cinema Caixa Belas Arte.

Com um doutorado em política, Facundo Guerra foge do estereotipo padrão de um empresário bem-sucedido. Com gosto para decorações exóticas que ajudam no sucesso de seus empreendimentos, ele dispensa o apelido de “rei da noite paulistana” e afirma: “empreender deve ser a última das opções”. Segundo ele, se o negócio planejado não for absolutamente inovador, não há motivos para colocar de pé. “O trabalho é maior, a responsabilidade é maior, a preocupação é maior. Tem que querer muito, precisar muito”.

A polêmica frase em questão foi dita em um depoimento ao projeto Draft em 2014, ao ser questionado sobre as razões certas para se abrir um negócio. Na ocasião ele deu o seu ponto de vista sobre empreendedorismo que será uma verdadeira lição aos participantes do Congresso Abrasel. “A coisa mais importante quando você está pensando em empreender é tentar encontrar a pergunta certa. Antes de abrir um negócio, ‘por que estou abrindo um negócio?’ ou ‘porque ninguém fez antes?’. Empreender porque você quer ser livre ou dono se seu próprio nariz são razões erradas. Empreender não é um trabalho, é uma missão. E quando você tem uma missão, é um missionário. Está ali desbravando o que surgir para colocar aquele projeto em pé”, disse.

A relação dos negócios com a cidade

A abertura do Vegas contribuiu para a revitalização da região do Baixo Augusta, quadrilátero delimitado pela Avenida Paulista, Rua Augusta, Praça Roosevelt e Rua da Consolação, em São Paulo. Essa área sempre teve uma vida boêmia, mas hoje se tornou um dos principais polos de entretenimento noturno da cidade, com mais de cinquenta baladas, restaurantes e bares. Atualmente o metro quadrado das unidades possui um valor compatível com o de bairros como Moema e Pinheiros.

Outro empreendimento de Facundo, desta vez em parceria com o renomado chef Alex Atala, é o bar Riviera, instalado na Avenida Paulista. Um dos bares mais icônicos de São Paulo, o Riviera, foi aberto originalmente em 1949. Por décadas atraiu todo tipo de frequentadores, intelectuais, barões do café e artistas como Elis Regina e Chico Buarque, até que definhou e caiu no abandono. Em 2013 voltou a vida e apesar de renascido há pouco tempo, já se tornou um sucesso com Facundo Guerra e Alex Atala.

O 29º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel, Prazeres da Mesa e Centro Universitário IESB. Tem o patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sebrae, Sodexo e Souza Cruz. Tem parceria com a Vinum Brasilis e parceira de mídia com Correio Braziliense, Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes, além do apoio da Fispal Food Service.

Para conferir de perto as valiosas dicas de Facundo Guerra, inscreva-se no 29º Congresso Nacional Abrasel / Mesa ao Vivo Brasília!

Serviço

Palestra

Fórum 29º Congresso Nacional Abrasel
16 e 17 de agosto | IESB – Campus Edson Machado

Quando? Dia 17 de Agosto, das 14h15 às 15h15
Onde? No Grande Auditório do IESB