iesb_abrasel2017_ultimapalestra_marcos_dia01_20170816_alta-6410.jpg

Gil Guimarães e Marcos Livi fecharam as palestras do primeiro dia do evento e contaram sobre o empreendimento que têm em conjunto, a Napoli Centrale, pizzaria que opera no Mercado de Pinheiros, em SP. Foto: Marcos César de Souza - Aluno de Fotografia do IESB

Chefs e sócios, Gil Guimarães e Marcos Livi defendem atividades colaborativas e inovação na gastronomia

*Por Nadine Oliveira, estudante de Jornalismo do IESB

Encerrando a programação de palestras do primeiro dia do 29º Congresso da Abrasel, no Centro Universitário IESB, em Brasília, Marcos Livi, chef e proprietário Restaurantes Quintana e Veríssimo, e Gil Guimarães, chef e sócio proprietário da Baco Pizzaria, foram os palestrantes do auditório principal. Eles comandaram o painel "Parcerias, Conexões e Negócios Inovadores".

Gil Guimarães detalhou o projeto Napoli Centrale, pizzaria inaugurada há cerca de um ano no Mercado de Pinheiros, em São Paulo. O restaurante é uma parceria de Gil e Marcos Livi. Segundo Guimarães, a proposta é diferente das pizzarias tradicionais do Brasil. Na Centrale, usa-se as mãos, e não talheres, para comer a pizza. A loja também tem horário diferenciado: funciona só até às 20h e não abre aos domingos.

Já Livi usou versos de Mário Quintana para falar de inovação: O passado não encontra seu lugar, ele está sempre presente. Para inovar, avaliou o chef, é preciso se localizar no passado e aprender com ele: “Ninguém constrói futuro sem refletir sobre o passado. Estamos tentando criar algo, sem olhar a história que está construída na gastronomia brasileira”.

Marcos Livi também defendeu mais atividades colaborativas na área de bares e restaurantes. “A gastronomia precisa ser inclusiva e tem que deixar de ser exclusiva. A colaboração traz grandes resultados”. Gil Guimarães e Livi encerraram o bate-papo adiantando que trabalham em novas propostas conjuntas. Umas delas é a abertura de uma hamburgueria e cervejaria artesanal.

Maior encontro do setor

O Congresso da Abrasel é o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil e prossegue até o dia 17, no campus sul do IESB, em Brasília. A edição de número 29 tem como tema Conectar Pessoas, Saberes e Iniciativas. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira (15), no Hotel Royal Tulip Alvorada - recorde aqui. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pela revista Prazeres da Mesa, com patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sodexo e Souza Cruz. Conta também com a parceria da Vinum Brasilis, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal.