O empresário Afrânio Barreira, fundador da Rede Coco Bambu, dividiu a história de sucesso do grupo com os participantes do 29º Congresso Nacional Abrasel. Foto: Leo Nogueira - Aluno de Fotografia do IESB

Afrânio Barreira conta a história de sucesso que está levando o Coco Bambu para os Estados Unidos

*Por Nadine Oliveira, estudante de Jornalismo do IESB

A trajetória de sucesso da rede Coco Bambu foi o tema da palestra do fundador da empresa durante o 29º Congresso da Abrasel, no Centro Universitário IESB, em Brasília. Engenheiro de formação, Afrânio Barreira admitiu que ele e a esposa, Daniela Barreira, foram surpreendidos em 1989 pelo sucesso da lanchonete Dom Pastel, em Fortaleza (CE), primeiro empreendimento do que é hoje um dos principais grupos de restaurantes brasileiros. Agora, o Coco Bambu já foca no mercado norte-americano.

Para Afrânio Barreira, a melhor dica para quem pretende empreender no setor de alimentação é conviver com pessoas bem sucedidas. “Ele vai te dar a forma como ele pensa e o que difere a pessoa que tem sucesso é exatamente a forma como pensa”. Em seguida, explicou que o sucesso tem dois pilares: modelo operacional e modelo de gestão, que precisam focar no tripé produto, preço e localização.

O sócio da rede Coco Bambu adiantou que a meta para este ano é a inauguração de seis lojas. Dentre elas, a grande novidade será a primeira unidade internacional, em Miami, nos Estados Unidos. Afrânio Barreira explica que os desafios para o comércio internacional são grandes, mas acredita que o esforço da equipe de sócios é equivalente. Segundo ele, cerca de US$ 10 milhões estão sendo investidos na internacionalização da marca.

Maior encontro do setor

O Congresso da Abrasel é o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil e prossegue até o dia 17, no campus sul do IESB, em Brasília. A edição de número 29 tem como tema Conectar Pessoas, Saberes e Iniciativas. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira (15), no Hotel Royal Tulip Alvorada - recorde aqui. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pela revista Prazeres da Mesa, com patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sodexo e Souza Cruz. Conta também com a parceria da Vinum Brasilis, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal.