demetrio_palestra.jpeg

Demetrio Teodorov abriu a programação de palestras do segundo dia do Congresso Abrasel e Mesa ao Vivo Brasília. Foto: Gabriel Lucena (aluno de Publicidade e Propaganda do IESB)

Demetrio Teodorov se apresenta no 30º Congresso Abrasel para explicar sobre as novas tendências tecnológicas do mercado alimentício

Inovações tecnológicas no ramo dos bares e restaurantes foi tema da palestra do superintendente da Alelo, Demetrio Teodorov, no 30º Congresso da Abrasel, nesta quinta-feira (16), no Iesb – Campus Sul.

O futurista Demetrio Teodorov é responsável por pesquisar e desenvolver inovações tecnológicas a curto e longo prazo com o objetivo de antecipar o futuro e prever possíveis alterações nos mercados. “O nosso propósito é construir o futuro no presente. Olhar à frente para imaginar o que ainda não existe”, afirma.

A importância da relação entre empresa e consumidor é apresentada pelo superintendente como fator de sucesso para a implantação de novas ferramentas tecnológicas no mercado. Ele ressalta que é necessária a atualização dos negócios para os empresários de bares e restaurantes.

Demetrio afirma que existem fatores que influenciam os negócios alimentícios e afirma ser necessária a implantação de transações fluídas, da adoção de espaços multifuncionais e compartilhados, além da disponibilização de comida limpa para os clientes mais antenados com as tendências tecnológicas.

O futuro é agora

Uma das missões de Demetrio Teodorov é analisar as inovações já presentes no mercado. O superintendente apresentou diversas tecnologias que já mudaram as formas como as empresas do setor de alimentação fora do lar e  os clientes interagem.

Durante a palestra ele apresentou um hambúrguer inovador, no qual a carne foi desenvolvida dentro de um laboratório para que o sabor e a textura simulassem o alimento real. Essa tecnologia foi criada com o objetivo de disponibilizar este tipo de comida para quem não pode consumir produto de origem animal.

Além das inovações no próprio alimento, ele explica que as formas de entrega e preparo do produto já alteram como as empresas alimentícias oferecem seus serviços. Este é o exemplo de sucesso do iFood, aplicativo delivery de comida, que se tornou um dos principais serviços alimentícios oferecidos no país.

Ele ainda ressalta que é preciso pensar como será feita a entrega de comida nos próximos anos, já que existirão impressoras 3D e robôs inseridos no ramo alimentício que auxiliarão a nossa rotina devido a facilidade no uso e ao resultado eficiente.

Para Demetrio, os pequenos e grandes empresários tem a obrigação de investir em tecnologia e prever o futuro científico. “As mudanças estão acontecendo agora e as empresas têm que estar atentas. O grande lance não é tecnologia, é comportamento”, complementa.  

Sobre o evento

O Congresso da Abrasel é o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil e prossegue até o dia 16, no campus sul do IESB, em Brasília. A 30ª edição tem como tema Brasil Novo: simples para empreender. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira (14), no Centro de Convenções do Hotel Brasil 21. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pelo grupo Mundo Mesa | Prazeres da Mesa, com patrocínio da Alelo, Ambev, Cielo, Coca-Cola, Ecolab, Philip Morris Brasil, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. Conta também com a parceria da UNECS, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal, Pitu e Senac.

*Com Andréia Bastos e Letícia Amaral, alunas do curso de jornalismo do IESB